Importante Participação Comitê Gestor Pranchita

Publicado em: 12/08/2021 13:09 | Autor: Rita Vicente

Na manhã do dia 10 de agosto, Novos Membros do Comitê Gestor Municipal de Pranchita reuniram-se na Prefeitura.  Em pauta, a apresentação dos membros, o Programa Cidade Empreendedora enquanto Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e as ações da Sala do Empreendedor realizadas em 2020/21.

O Comitê Gestor é coordenado pela Agente de Desenvolvimento Rita Vicente e é composto pelo poder público do município e por representantes das associações, de entidades e da sociedade.

Jonas, credenciado do Sebrae, destaca que o objetivo do  Programa Cidade Empreendedora é a parceria entre o Município e o SEBRAE, com o objetivo de potencializar a implementação da Lei Geral, visando à melhoria do ambiente de negócios para as MPE’s, promovendo a geração de emprego e renda.

Esclarece aos membros que O CGM(Comitê Gestor Municipal) é constituído de pessoas que representam o poder público municipal, associações, representantes da sociedade, etc e tem como objetivo a institucionalização da Lei Geral, de forma a obter o melhor ambiente de negócios possível para as MPE’s

Jonas também traz dados sobre Compras Públicas. Da Fonte do TCE 2018, 12 milhões de compras públicas, somente 4 milhões são compras de fornecedores locais. Isto significa que 8 milhões não permanecem em Pranchita. E segundo Fonte da Receita Federal, 2021, existem no município: 210 MEI, 243 ME, 26 EPP e129 MGE.

O representante dos Contadores, André Prezotto, considerou uma notícia surpreendente o fato de saber que Pranchita possui 129 médias e grandes empresas (MGE), estas que possuem faturamento de receita bruta anual superior a 4,8 milhões.

João Marcelo do Sicredi, Lucas da Cresol e Mayara contadora Pública, destacaram que este dado é legítimo e que os mesmos possuem evidências desta realidade.

Na sequência Rita, Agente de Desenvolvimento e de Crédito da Sala do Empreendedor explanou e apresentou ações realizadas desde o final de 2020. Capacitações diversas executadas pela Agente e também oferecidas ao MEIs. Apresentou na oportunidade a inserção da referida Sala nas Mídias como Instagran Comercial https://www.instagram.com/salaempreendedorpranchita/ , Página do Facebook https://www.facebook.com/saladoempreendedorpranchita  Portal da Transparência com notícias da Sala http://pranchita.pr.gov.br/  e o novo whatsapp Business exclusivo da Sala 3540-1209.

Outro importante capítulo da Lei, Educação Empreendedora, foi abordado. A coordenadora do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) Prof. Karen Espaniol e a Coordenadora Pedagógica Edneia Roque relataram sobre o bom andamento da Implementação do Programa neste ano nas Escolas Municipais Ensino Fundamental séries iniciais. Karen salienta que esta ação necessita ser melhor divulgada a sociedade em geral.

Após demais falas e discussões, a Vice-Prefeita finaliza deixando uma mensagem a todos dizendo que “Todas a ações que o Comitê empreender no município são pequenas sementes lançadas. Umas serão colhidas agora e outras futuramente. O importante é cultivar. ”

A reunião foi encerrada com o agradecimento especial pela presença de todos que dedicaram um pouco do seu tempo à missão de auxiliar o empreendedorismo local e territorial.